Artigos

Será que me encaixo?

Os cursos no CETEVAP são desenvolvidos buscando atingir 2 principais públicos das nossas igrejas:

Aspirantes ao ministério integral

Se você tem desejo no coração de se tornar alguém que trabalha em tempo integral no ministério pastoral ou educacional, aqui é o lugar ideal no Vale do Paraíba para você se treinar teológicamente para isso.

  • Homens e Mulheres que querem servir a Deus de maneira mais eficiente e completa;
  • Homens e Mulheres com chamado ministerial e que prezam pelo cuidado com a Palavra de Deus.

Liderança "leiga" da igreja e membros atuantes

Isso quer dizer que se você tem qualquer cargo de liderança na igreja, e quer ser melhor capacitado biblica e pedagógicamente.

  • Presbíteros, Diáconos, Líderes de Ministério;
  • Homens e Mulheres envolvidos em algum nível de liderança na igreja;
  • Professores de EBD, Líderes de Jovens e Adolescentes;
  • Homens, Mulheres e Jovens que querem aprender mais da Palavra.

Inscrições 2013 abertas!

ImprimirEmail

Inicio de Ano Letivo

Prezados Alunos,

Chegando ao final de mais um semestre e ano letivo, por isso temos algumas orientações e informações internas para os alunos, para que fiquem informados sobre as próximas atividades e responsabilidades:

  1. Notas 2º Semestre: a maioria dos professores já entregaram as notas do 2º semestre de 2012 e nos próximos dias estará disponível no site do Cetevap (www.cetevap.org.br).  Entre lá e confira suas notas, caso esteja com a nota abaixo da média, que é 6.0, você já deve ter sido notificado pela secretaria do Cetevap, caso não tenha sido, entre em contato com o professor da matéria ou com a secretaria.
  2. Recesso Secretaria: a secretaria do Cetevap estará de recesso nos dia 21 de dezembro a 06 de janeiro, retornando as suas atividades no dia 07 de janeiro das 17h às 20h.
  3. 3.       Re-Matricula 2013: TODOS os alunos devem fazer sua re-matrícula para o ano de 2013, que deve ser feita de 07 a 18 de janeiro, diretamente na secretaria.  O aluno deve trazer a Carta de Recomendação do Pastor (em anexo) preenchida, assinar o Contrato 2013 e pagar a taxa matricula (ref. mens. de Janeiro).
  4. 4.       Valores para 2013: o reajuste anual das mensalidade já foi feito e a partir de janeiro as mensalidades serão no valor de R$ 485,00 para o Bacharel; R$ 195,00 para o Básico; R$ 60,00 para Módulos e R$ 240,00 para a Pós-Graduação.
  5. Reinício das aulas 2013: o ano letivo em 2013 terá início no dia 18 de fevereiro.
  6. Divulgue o Cetevap e cursos para 2013, nosso desejo e oração é termos um bom numero de alunos, para isso contamos com sua divulgação e apoio.

 Contamos com sua ATENÇÃO e cuidado para cumprir todas as datas e orientações dadas acima. Agradecemos desde já e desejamos a todos um Feliz Natal e abençoando 2013 para você e sua família.

Que Deus os abençoe !

GRADE CURRICULAR 2013

Secretaria do Cetevap

ImprimirEmail

Martinho Lutero: A Teologia da Cruz em Contraste com a Teologia da Glória

Uma Parte da série Fe Para Hoje

Tradução por Editora Fiel


Preletor da 7ª Conferência Fiel, em Portugal, 2007

Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, dia a dia tome a sua cruz e siga-me.
Lucas 9.23

A partir da cruz de Cristo, resulta uma inversão de todos os valores. Justamente o que é inferior no mundo, o que nada é, isto Deus escolheu. Para o judeu Saulo de Tarso, a cruz tinha sido uma grande pedra de tropeço. Afinal, Cristo crucificado é “escândalo para os judeus, loucura para os gentios” (1 Co 1.23). Porém, agora, para o apóstolo Paulo a “palavra da cruz é loucura para os que se perdem, mas para nós, que somos salvos, poder de Deus” (1 Co 1.18). Para ele, Cristo tornou-se “poder de Deus e sabedoria de Deus. Porque a loucura de Deus é mais sábia dos que os homens; e a fraqueza de Deus é mais forte do que os homens” (1 Co 1.24-25). Na cruz de Cristo, temos a redenção. Através de sua morte, temos a conciliação objetiva entre Deus e o homem. E na comunhão com Cristo entra somente quem participa de sua morte.

“Nenhum personagem histórico entendeu melhor e mais profundamente o poder da cruz que Martinho Lutero, o reformador do século XVI”, escreve Mark Shaw.[1] E Alister McGrath, um teólogo de Oxford, definiu a teologia da cruz de Lutero como “uma das compreensões mais poderosas e radicais da natureza da teologia cristã que a Igreja já conheceu”.[2]

Continue Lendo

ImprimirEmail

Combater a Descrença em Belém

Por John Piper. Tradução por Olivia Monteiro.
Uma Parte da série Battling Unbelief

Romanos 4:20
Nenhuma desconfiança fez Abraão hesitar no que dizia respeito às promessas de Deus, mas ele cresceu mais forte na sua fé dando glória a Deus, totalmente convencido de que Deus conseguia fazer o que ele prometia.

Eu espero clarificar nestas mensagens porque é que existimos como igreja e o que quer dizer ao nível mais prático viver pela fé nas promessas de Deus.


Todos os Pecados Provêem da Descrença nas Promessas de Deus
A convicção por detrás destas séries é que todos os pecados vêm da descrença nas promessas de Deus. Todos os estados pecaminosos dos nossos corações estão em divida para a descrença no super abundante disposição e habilidade para trabalhar connosco de Deus em todas as situações da nossa vida para que tudo se torne para o nosso melhor. Ansiedade, vergonha inapropriada, indiferença, arrependimento, cobiça, inveja, luxúria, amargura, impaciência, desânimo, orgulho – estes são todos brotos da raíz da descrença nas promessas de Deus. Deixem-me ilustrar isso de um texto familiar que tende a baralhar-nos.

Continue Lendo

ImprimirEmail

O Prazer de Deus na Obediência

Por John Piper. Tradução por Flavia Martins dos Santos.
Uma Parte da série The Pleasures of God

1 Samuel 15:22-23
“Acaso tem o Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, quanto em que se obedeça à Sua palavra?
Olhe, a obediência é melhor do que o sacrifício, e a submissão são melhores do que a gordura dos carneiros.
Pois a rebeldia é como o pecado da feitiçaria, e a arrogância como o mal da idolatria.
Assim como você rejeitou a palavra do Senhor, Ele o rejeitou como rei.”

Nas últimas quatro semanas temos enfatizado a boa nova que Deus é uma nascente de água na montanha e não um bebedouro. A boa nova é que a totalidade do transbordamento de DEUS é magnífica e NOSSOS anseios são satisfeitos em ações simples de sede e saciamento.

A melhor notícia em todo o Mundo

Quando colocamos de lado todos os refrigerantes, bebidas gaseificadas e bebidas engarrafadas do mundo e nos debruçamos sobre uma nascente de água na montanha da água de vida de Deus, nós O honramos, O glorificamos e O louvamos como a última fonte de felicidade. E em todo ato de louvor a Ele nós nos satisfazemos, pois essa é a água que devemos beber para vivermos. Essa é a melhor notícia em todo o mundo — que Deus é o tipo de Deus o qual fervor para glorificar o Seu nome vem da expressão mais completa em um ato que satisfaz aos desejos de meu coração. Isso quer dizer que quando estiver com sede, mais desesperado e quando mais precisar, eu posso encorajar a minha alma não apenas com a verdade que existe em um impulso misericordioso no coração de Deus, mas também mas também com a verdade que o recurso e o poder daquele impulso é o fervor de Deus para agir em seu próprio nome.

Continue Lendo

ImprimirEmail

Ame Sua Família

Por Tedd Tripp. Tradução por Editora Fiel.
Uma Parte da série Fe Para Hoje

Amado Timóteo,

Muito obrigado por sua ligação na semana passada. Sou muito grato a Deus por tudo estar bem com você neste início de seu ministério. Você e Mary, e sua jovem família, são motivo de grande alegria para Margy e eu. Nós os amamos e nos regozijamos no que o Senhor está fazendo em suas vidas.

Estou contente em poder colocar no papel algumas idéias sobre a vida familiar de um pastor. É um grande prazer saber que você está preocupado em ser um homem de Deus, não apenas no púlpito e na vida ministerial, mas também em sua própria casa.

Como você sabe, uma das qualificações para o ministério do evangelho é ter uma vida familiar exemplar, sendo alguém “que governe bem a própria casa, criando os filhos sob disciplina, com todo o respeito (pois, se alguém não sabe governar a própria casa, como cuidará da igreja de Deus?)” (1 Tm 3.4-5).

O lar é um microcosmo da igreja. As qualidades da vida espiritual que dão credibilidade ao pastor em casa fornecerão a mesma medida de confiança às pessoas que ele serve na igreja. A vitalidade espiritual que permite sua família seguir com alegria sua liderança assegurará a igreja de que ela está em boas mãos. A vida familiar é, no entanto, muito mais do que apenas um local para mostrar habilidades pastorais. É a própria fornalha na qual estas características são forjadas.

Continue Lendo

ImprimirEmail